"A Cúpula das Nações Unidas seria uma oportunidade para uma reunião, em Nova York, com Obama", no próximo mês de setembro, assinalou Chávez.
Chávez admitiu que a mesma proposta foi feita por Lula na véspera, durante a reunião da Unasul em Quito, mas destacou que a Cúpula da ONU seria a oportunidade certa para "encontrar Obama em Nova York".
Na segunda-feira, os países moderados da América do Sul também acataram a proposta de Lula para realizar uma reunião presidencial da Unasul visando analisar o acordo militar entre Estados Unidos e Colômbia.
A questão será discutida, possivelmente, ainda este mês, em Buenos Aires.
Já a proposta de Chávez, de incluir na declaração final da Cúpula em Quito uma rejeição à presença de tropas americanas na Colômbia, foi descartada pelo grupo.
Ao insistir na proposta, Chávez alertou sobre "os ventos da guerra" que sopram na região com o uso das bases colombianas por forças americanas.
Segundo Bogotá, o acordo não prevê a instalação de bases militares estrangeiras na Colômbia, apenas a "permissão para um acesso limitado" das tropas americanas "para atividades contra o narcotráfico e o terrorismo".
0 comentários:
Postar um comentário