O contrato para a compra dos caças multifuncionais Su-30MKM foi assinado durante a visita oficial de Vladimir Putin, então presidente da Rússia, à Malásia, em agosto de 2003.
Depois de detalhada análise feita pela RMAF, o Su-30MKM foi escolhido no lugar do F/A-18E Super Hornet. De acordo com a mídia local, a decisão da Malásia foi influenciada em grande parte pela Índia, que opera com sucesso o Su-30MKI.
O Su-30МКМ (multi-role, commercial, Malaysian) é a versão mais recente do Su-30МКI criado para a Índia. A aeronave tem a mesma configuração aerodinâmica e motores Thrust Vector Control (TVC), juntamente com um avançado sistema de controle de voo digital fly-by-wire. O MKM difere do MKI pela aviônica customizada.
O caça é equipado com um radar phased array capaz de rastrear 15 alvos e atacar 4 simultâneamente. A aviônica do Su-30MKM inclui um sistema de guerra eletrônica (EW) e um sistema óptico com laser para telemetria. Alguns aviônicos ocidentais também foram integrados ao caça: Head-up display (HUD), navigational forward-looking IR system NAVFLIR, Laser Designation Pod (LDP Damocles) da Thales francesa e missile approach warning sensor (MAWS) e laser warning sensor (LWS) da AVITRONICS da África do Sul.A integração de toda a aviônica está sendo feito pelo Su-30MKM Project Team, que inclui oficiais da RMAF.
A Irkut Corporation já entregou o Su-30MK para a Índia, Argélia e Malásia, juntamente com kits para a montagem sob licença pela Hindustan Aeronautics Limited da Índia. São cerca de 300 SU-30MK encomendados, com metade já entregue.
O upgrade dos Su-30MKI da IAF está em negociação. Planeja-se integrar o míssil antinavio BrahMos na aeronave.
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