Infográfia: Saiba mais sobre o Leopard-1 A1- Carro de combate medio do exército Brasileiro!


Leopard A1 - Carro de combate médio do exército Brasileiro, em serviço no Brasil desde 1996.

Fabricante: KMW Kraus-Maffei Wegmann - Alemanha
Tripulação: 4
Comprimento: 7.09 - Incluindo canhão: 9.543M - Largura: 3.25M - Altura: 2.76M
Peso vazio: 40400Kg. - Peso preparado para combate: 42400Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Lagartas
Motor: MTU MB838Ca M500 Potência: 830 cv
Velocidade máxima: : 65 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 28 Km/h
Tanque de combustível: 700 LitrosAutonomia máxima: 600Km
60º
30º
2.25M
3M
1.15M

BlindagemMobilidade5
Sis. combate 2Com/electr.6
Potência de fogo contra:
Blindados 3Construções7
Pessoal3Aeronaves7

Armamento básico
- 1 x 105mm L-7 (Calibre: 105mm - Alcance estimado de 4.4Km a 4.4Km)

País: Brasil
Designação Local:Leopard-1 A1
Qtd: Máx:128 - Qtd. em serviço:128
Situação: Em serviço

Foi algo surpreendente o anuncio por parte das autoridades brasileiras da compra de várias unidades do carro de combate Leopard, ao exército belga. A medida foi tomada pouco depois da aquisião por parte do exército de varias unidades do carro de combate M60-A3, na sua versão TTS aos Estados Unidos. a decisão, provavelmente esteve relacionada com o receio brasileiro de ser de ver de alguma forma a sua independência em termos de política externa, cerceada pelas decisões norte-americanas, sempre imprevisíveis.

A adaptação deste veículo, bem como do M-60A3, ao exército brasileiro, foi problemática, porque as unidades não se encontravam devidamente apetrechadas para operar um carro de combate com estas dimensões e peso.

Houve problemas com estradas, veículos de transporte de tanques e mesmo com o transporte ferroviário, embora este tipo de transporte seja pouco representativo no Brasil. No entanto, os problemas ocorridos, não alteraram as capacidades deste tipo de veículo, embora, quando se consideram as ameaças efectivas, este tipo de carro de combate apenas possa ser utilizado na região sul do país, pois na Amazonia a sua utilização sería inviável.

O Brasil vai aumentar o numero de Leopard ao serviço com a aquisição de cerca de 240 unidades adicionais na versão
Leopard-1 A5. Os Leopard-1A1 vão substituir os vetustos M-41 ainda ao serviço no exército brasileiro, nas seguinte unidades: - Prio 1 - 9º RCB (São Gabriel-RS); - Prio 2 - 6º RCB (Alegrete-RS); - Prio 3 - 4º RCB (São Luiz Gonzaga-RS); e - Prio 4 - 20º RCB (Campo Grande-MS).



O Leopard-1 A1 foi o primeiro carro de combate da familia Leopard e o primeiro carro de combate desenhado na Alemanha depois da primeira guerra mundial. Ele constituiu uma espécie de declaração de independência dos países europeus relativamente à total dependência que até àquele momento existia relativamente aos carros de combate principais.

Ele foi utilizado pelos alemães e também por holandeses Italianos e belgas.
Grande parte das versões do Leopard-1 A1 foram posteriormente modernizadas para versões mais sofisticadas e com equipamentos mais modernos. Vários dos veículos versão A1, também foram modernizados em alguns quesitos mas não viram a sua nomenclatura modificada.

O Leopard-1 foi desenvolvido no fim dos anos 50 e a primeira unidade foi entregue em 1965, tendo a produção das várias versões do Leopard-I continuado até 1984.
Tratou-se do primeiro carro de combate da Alemanha, após a segunda-guerra mundial e as tradicionais qualidades dos carros de combate alemães foram reconhecidas com a venda de carros Leopard para vários países europeus, como a Dinamarca, Holanda, Noruega, Grécia e Turquia além da Italia que também fabricou o Leopard sob licença.

Fora da Europa, o Canadá e a Austrália também compraram este carro de combate.
Várias versões foram produzidas, quer de veículos «novos» quer conversões de veículos mais antigos.

O Leopard-1 A3, foi mais uma evolução da familia Leopard-1 (Ver Leopard-1 A1), que decorreu do aumento da capacidade dos tanques do pacto de varsóvia durante os anos 70 e 80. O Leo-1-A3 teve a sua suspensão reforçada e uma protecção melhor para a sua nova torre com melhor blindagem e uma protecção adicional em cunha, que envolve parte da lateral da torre.

Esta versão é aproximadamente equivalente à do carro de combate
OF-40 que foi fabricado na Itália. O Leo-1A4 foi o último Leopard a ser produzido para o exército alemão e é praticamente idêntico à versão A3, com a adição de um sistema integrado de controlo de tiro.

Mais recentemente começaram a ser transferidos para outros países fora da Europa e da NATO, como o Brasil e o Chile. O Leopard-1 serviu de base para outros veículos. Entre os mais conhecidos está o sistema anti-aéreo Gepard e o sistema de artilharia auto-propulsada «Palmaria» concebido na Itália a partir do OF-40, a versão italiana do Leopard-1. Também foram desenvolvidos veículos blindados de recuperação, bem como lança-pontes.

Embora não haja informação concreta, a última derivação deste veículo (ou mais correctamente conversão) é o modelo OF-40/VCI, em estudo para o exército dos Emirados Arabes, que consiste na conversão do carro de combate para veículo de combate de infantaria pesado.


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