"Não há nenhum problema em que o estudo do Conselho de Defesa da Unasul em pormenor os tratados assinados por Venezuela e Rússia e também com o Irã e a China", disse Chávez durante uma reunião extraordinária de presidentes da Unasul, realizada ontem na cidade de Bariloche, no sul da Argentina.
A reunião foi convocada para discutir questões de segurança na América Latina após os EUA planeja usar sete bases militares na Colômbia para ajudar o governo colombiano em sua luta contra o narcotráfico e as guerrilhas.
Na cúpula, Chávez disse que seu governo está pronto para ensinar a "qualquer momento" os acordos entre a Venezuela e os países acima citados para reforçar as relações nos domínios político, militar, econômico, comercial e cultural.
Ao mesmo tempo, Chávez propôs ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, para apresentar defesa UNASUL Conselho, o texto integral do projecto de tratado acordado e pronto para a assinatura entre o seu país eo E.U.A. para os militares E.U. pode usar bases militares território colombiano.
Após concluir a reunião, os presidentes assinaram um documento final que se compromete a "fortalecer a América do Sul em paz", mas sem uma afirmação concreta sobre o controverso acordo americano-colombiana, que foi motivo para a reunião.
Os presidentes instruíram seus ministros das Relações Exteriores e ministros de defesa para responder a primeira semana de setembro a "concepção-construção de medidas relativas à segurança e confiança e mover-se em uma estratégia sul-americana de combate ao tráfico de drogas".
Também apoiaram a iniciativa proposta pelo presidente do Equador, Rafael Correa, para pedir a U. S. presidente Barack Obama para explicar pessoalmente aos seus homólogos sul-americanos a necessidade de tropas E.U. em solo colombiano.
Criado como uma organização intergovernamental de interação regional, em maio de 2008, Unasul é formada por Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Fonte: RIA Novosti.
0 comentários:
Postar um comentário