Infografia: Saiba mais sobre o Su-30MKK - Dragão Chinês!


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A relação dos chineses com os caças Flanker da Sukhoi começou em meados da década de 80 quando o modelo básico de exportação, o Su-27SK, foi encomendado em três lotes sucessivos totalizando 78 células. Na China, este avião foi chamado de J-11 e suas entregas começaram em 1982. Uma significativa porção destes aviões era composta de biplaces Su-27UBK fabricados pela IAPO embora os monoplaces tenham sido manufaturados pela KnAAPO.

Em 1996 foi assinado um contrato de US$1.2Bi para a construção de 200 Su-27SK sob licença na China pela fábrica Shenyang Aircraft Corporation, a pa
rtir de kits fornecidos pela KnAAPO. Enquanto satisfeita com o modelo básico e sua especialização para interceptação e superioridade aérea, os chineses em 1997 decidiram que queriam uma aeronave com capacidade ar-terra avançada e que mantivesse a habilidade ar-ar dos Su-27SK. Dessa necessidade surgiu o Su-30MKK (Modernizirovannyi Kommercheskiy dlya Kitaya - Modernizado, Comercial, China).

A KnA
APO disputou este novo contrato fortemente contra a IAPO e aproveitou-se dos esforços anteriores da criação do Su-35, adicionando uma série de sistemas modernos criados para este programa a uma nova fuselagem frontal com dois assentos. As características visuais mais marcantes dos MKK estão na sua empenagem vertical com pontas alongadas e quadradas e na asa maior capaz de acomodar quatro cabides de armamento de cada lado, totalizando 12 pontos em toda a aeronave. Ambas as melhorias também tinham sido desenvolvidas para o programa Su-35.

A estrutura e o trem de pouso do MK
K foram reforçados, permitindo um peso máximo de decolagem na casa de 38.000kg, bastante superior às 30,5 toneladas do Su-30 original e até mesmos às 33,5 toneladas do Su-30MKI indiano. A PLAAF (Força Aérea do Exército de Libertação do Povo) fez duas encomendas de Su-30MKK. A primeira assinada em 1999 para 38 células, por US$1,85 Bi e a segunda em 2001 para outros 38 unidades por US$1,5Bi. As primeiras dez unidades produzidas pela KnAAPO chegaram à Base Aérea de Wuhu em dezembro de 2000. Após a chegada do Super Flanker a PLAAF passou a dispor em seu arsenal de uma verdadeira aeronave multifuncional, superando em muito o Sukhoi Su-27/J-11.

O Su-30MKK possui capacidade de voar e combater em qualquer tempo levando o que existe de mais moderno em termo de armas e sistemas de autodefe
sa. Com alguns reabastecimentos em vôo o Super Flanker chinês poderia alcançar alvos em Guam, Austrália e outros objetivos no Oceano Índico e Pacífico. Em janeiro de 2003 a China assinou o contrato com a companhia Rosoboronexport para a compra do terceiro lote de caças Su-30MK.

O contrato foi fechado com a compra de 24 unidades da variante MKK2(versão chinesa do MK2), versão especializada para a PLANAF(Força Aeronaval da Marinha Chinesa) e possui como especialidade o combate anti-navio e todas
as unidades foram recebidos até agosto de 2004.

A primeira modificação foi o uso da última versão do radar disponível no modelo MKK, o N001VEP, plenamente capaz de comunicar-se e transferir as coordenadas dos alvos no mar para os mísseis Kh-31A (versão anti-navio do míssil Kh-31P) e também para o novo Raduga Kh-59MK (NATO: AS-18 Kazoo) com um alcance superior a 200 km. Adicionalmente a suite de ECM/ECCM/ESM do MKK2 é muito melhorada o que permite que este modelo seja usado efetivamente como aeronave espiã, além de suas funções básicas de caça-bombardeiro. Este modelo também é capaz de transportar o casulo de reconhecimento M-400, com radar de varredura lateral, desenvolvido pela empresa Kupol. Uma versão adicional do MKK, chamada provisoriamente de Su-30MKK3, com novo radar principal e capacidade de emprego do Kh-59MK, aparentemente foi abortada uma vez que este míssil era passível de integração com o radar VEP do MKK2. Algumas fontes indicam que o MKK3 estaria sendo oferecido com a capacidade de lançar o poderoso míssil anti-navio Moskit. O recente anúncio da paralisação da produção local dos Su-27SK na China indica que em breve a linha da fábrica Shenyang deverá produzir unidades do Su-30MKK/MK2 no lugar daquele caça básico, fato que pode indicar que a frota chinesa poderia alcançar entre 200-250 unidade Su-30 modernizados.

Su-30 MKK-3 :O NOVO FLANKER:
Trata-se da melhor versão do Su-30MKK chinês, a versão MKK-3, com radar ZHUK-MSFE radar do tipo varredura eletrônica e abertura sintetica do tipo AESA com alcance de 300km para alvos de grande RCS e de 90-110km para alvos com RCS de 1m, Olhando para cima o alcance é de 150km e olhando para baixo de 140km. Contra um alvo de 3 m² o alcance é de 160 km ou 65km contra alvos se afastando.

Contra aeronaves muito grande o alcance é de 370 a 400km.
Avionica de ultima geração e armamentos de grande poder de combate.O painel totalmente digitalizado conta com telas LCD de grandes dimensões para facilitar a interface homem-máquina no meio do combate aéreo. Estão equipados com pods de jamming Sorbtsiya Com uma turbina AL-31FN2 com 14 toneladas de empuxo e sistema de empuxo vetorado 3D. O TVC possui movimento de deflexão nos três eixos de seubocal supersônico(interno) com amplitude de +/-15°e no plano horizontal de +/-8°, com a deflexão sendo feita numa velocidade de 60°/segundo. O movimento é realizado através de um anel móvel, ao qual o bocal supersônico é acionado, e que é acionado por três atuadores hidráulicos posicionados ao redor do eixo de bocal. Por sua vez, os próprios atuadores são fixados numa "cinta" fixa posicionada ao redor da câmara de pós-combustão (afterburner).
Ficha técnica:

Su-30MKK Flanker

Tripulação: 2
Comprimento: 21.94m
Envergadura: 14.70m
Altura: 6.40m
Peso vazio: 18400kg
Peso máximo de decolagem: 34000 kg
Motores: Saturno Lyul'ka AL-31F de 27.550 libras de empuxo em pós-combustão
Velocidade máxima: 2125km/h
Raio de combate: 1.300 km
Teto de serviço: 17,300m
Taxa de subida: 18,300m/min
Armamento: GSh-301 30mm com 150 tiros mais 9.760 kg dos mísseisR-60, R-73, R-27, RVV-AE (R-77) , Kh-29T, Kh-31P/A, Kh-59ME, LGB: KAB-500Kr, KAB-1500Kr, conjunto de Bombas 250kg, 500kg, Pods do ECM.

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