Infografia: Saiba mais sobre o lançador de foguetes Katyusha da URSS na WW2 !


Clique na imagem para ampliar.


O lançador de foguetes Katyusha é uma arma de artilharia (lançador de foguetes múltiplos) desenvolvida e utilizada pelo Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial. Foi apelidado na época de "Orgão de Stálin" pelas tropas alemãs (em alemão: Stalinorgel) em referência ao mandatário da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Josef Stálin. Já o nome Katyusha foi dado pelo Exército Vermelho retirado de uma música famosa durante o período da guerra, que contava a história de uma jovem russa (Katyuhsa, diminutivo russo para Catarina) que teve seu namorado afastado pela guerra.
O Katyusha consiste em um caminhão militar (usualmente o ZiS-6) originalmente equipado de um lançador de foguetes BM-8, BM-13 e BM-31. Comparado aos equipamentos de artilharia mais comuns era considerado frágil porém com um custo de fabricação muito baixo e grande mobilidade.

Desenvolvimento e História:

Seu desenvolvimento era considerado altamente secreto pelo governo soviético, que dedicou especial atenção ao projeto, treinando destacamentos exclusivos para a operação do Katyusha. A primeira vez que ele entrou em combate foi em Julho de 1941 na cidade de OrshaBielorrússia, onde um total de 7 lançadores de foguetes causaram baixas consideráveis nas forças alemãs. na atual
Seguindo o sucesso inicial, o comando de guerra da URSS determinou a fabricação de novos Katyushas e a criaçao de diversos regimentos equipado
s com o lançador, visando apoio aos movimentos de infantaria. Um total de 554 lançadores estavam em serviço no final de 1941, num total de oito regimentos, 35 batalhões independentes e duas baterias isoladas.

Clique na imagem para ampliar.

O foguete:


O foguete Katyusha é formados pela parte propelente que impulsiona o foguete e a parte explosiva ou ogiva.
O foguete tem baixa precisão e curto alcance, sendo de fabricação relativamente simples e barata, comparado com outros artefatos do gênero. De fabricação caseira, são usados por combatentes palestinos contra Israel, embora não sejam modelos iguais aos usados pelos soviéticos, visto que sofreram aperfeiçoamentos atraves das décadas.
Depois da Segunda Guerra Mundial os foguetes foram usados em diversos conflitos e guerras, entre outros, na Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã, Guerra do Afeganistão, Segunda guerra do Líbano (pelo Hizbollah), Guerra do Iraque e atualmente estão sendo usados pelos TalibansForças Armadas dos Estados Unidos da América e tropas e instalações multinacionais em Afeganistão. contra as
Mais recentemente, foi observado o uso de lançadores similares ao Katyusha nos conflitos envolvendo a Rússia e a Geórgia em 2008.

0 comentários:

Top Parceiros

 

Copyright © 2009 A R T E - B E L I C A™. Todos os direitos reservados.