Perdas Britânicas no Afeganistão superam perdas no Iraque !


Clique na imagem para ampliar.

O número dos militares britânicos mortos no Afeganistão – que, desde o final de 2001 já chegou aos 184 - já é superior ao do Iraque (179), revelou o Ministério da Defesa britânico (MoD). Ontem morreram oito soldados.

Um dos piores incidentes para o Exército britânico desde a sua intervenção no Afeganistão ocorreu ontem de manhã, quando cinco soldados foram mortos perto de Sangin, na província de Helmand, no Sul, como consequência de duas explosões. Antes, dois homens morreram na mesma região, o primeiro numa explosão e o segundo em confrontos com insurgentes perto de Lashkar Gah, a capital da província. As autoridades confirmaram uma outra morte, num ataque ao veículo onde seguia.

Em Junho de 2008 quatro soldados britânicos morreram numa explosão e outros 14 perderam a vida na queda de um avião em 2006.

De momento são 8.300 os soldados britânicos que estão estacionados no Afeganistão, principalmente na província de Helmand.

O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, David Miliband, já comentou a situação, salientando que os soldados estavam a combater pelo “futuro da Grã-Bretanha” e avisou que o país não estará seguro se não for garantida a segurança no Afeganistão, noticiou o jornal “The Independent”. Miliband acredita ser essencial evitar que o Afeganistão se transforme numa “incubadora do terrorismo”.

O líder da oposição e líder do Partido Conservador, David Cameron, denunciou que os soldados britânicos estão a combater na linha da frente sem o devido equipamento, nomeadamente helicópteros para se movimentarem na província de Helmand.

1 comentários:

Anônimo disse...

eu acho um sofrimento muito grande para as familhas britanicas que perda orivel um pais com disinvolvimento tão auto uma das maiores potencias mundiais mortos por um povo sem estrutura ou economia.

Top Parceiros

 

Copyright © 2009 A R T E - B E L I C A™. Todos os direitos reservados.