Infografia: Saiba mais sobre o novo caça F-35 e suas variantes!


O F-35 é um caça de 5ª geração que está sendo financiado e desenvolvido pelos EUA e mais oito países. Será produzido em 3 versões:
  • F-35A CTOL, para aeródromos convencionais;
  • F-35B STOVL, para navios e áreas de pouso próximas do campo de batalha;
  • F-35C carrier variant (CV), para lançamento por catapulta e pouso com cabos de retenção, para os navios-aeródromos da US Navy.

O Lockheed Martin F-35B Lightning II é o primeiro caça a combinar características furtivas (stealth), STOVL (short takeoff/vertical landing) e velocidade supersônica.

O F-35B foi projetado para substituir os AV-8B Harrier II e os F/A-18 Hornet. Será a primeira versão a entrar em serviço, em 2012, com os Marines. O voo do F-35A de decolagem e pouso convencionais ocorreu em dezembro de 2006. O F35C, projetado para lançamento em catapultas e recolhimento por cabos, fará seu vôo inaugural em 2009.

Segundo a Lockheed, o F-35 tem a “velocidade e manobrabilidade do F/A-18, a capacidade de desdobramento do AV-8B, a capacidade stealth do F-22, combinados com aviônica revolucionária”.

O coração do F-35B é seu propulsor STOVL, o mais poderoso já colocado num jato de combate, que movimenta um fan situado atrás do cockpit, dutos sob cada asa para estabilidade lateral e um nozzle na cauda que vetora o jato do motor na direção desejada. O motor Pratt & Whitney F135 vai propulsar os primeiros F-35Bs.

O motor F136, outro modelo alternativo desenvolvido pela GE e Rolls-Royce, vai também ser usado no F-35, a partir de 2010. O F-35 Lightning II também vai substituir os A-10, F-16 da USAF e os Harriers da RAF e RN.

Os principais sensores do F-35 serão o radar AESA AN/APG-81, o sistema EOTS (Electro-Optical Targeting System) e o DAS (distributed aperture system - AN/ASQ-37), composto de sensores passivos IR para designação de alvos e alerta contra mísseis.

Cockpit do F-35.

Em 6 de abril de 2009, o secretario de Defesa Robert Gates anunciou que os EUA vão adquirir um total de 2.443 caças F-35, ao custo de cerca de um trilhão.

Variantes do F-35: Clique nas imagems para ampliar e ver a diferença.Fonte:Poder Naval.

6 comentários:

Anônimo disse...

Its nοt mу first time to visit this ωebsite, i аm vіsiting this ωeb site daillу and takе
nісe facts from herе all the time.

my ωeblog: Daniel Chavez Moran

Anônimo disse...

Write more, thats all I have to say. Liteгallу,
іt seеms aѕ though you relied on the ѵiԁeo to makе your pоint.
Yоu ԁefinitely knoω what youre tаlking about, why wаste your intelligenсe on just posting videos
to your site when you could be giving us
something enlightenіng to reаd?

mу sitе :: Daniel Chavez Moran

Anônimo disse...

Υour style іѕ very unique in comparison to
othег ρeople I've read stuff from. Thank you for posting when you've got the opportunitу, Guesѕ I will juѕt boοkmark this ωeb sіte.


Feel free to surf to my web blog; link building service

Anônimo disse...

Thеse аге aсtuаlly fantaѕtic ideas
in regarding blogging. Υоu have touсhed some fаѕtidiοus ρoints herе.

Any way keep up ωrinting.

Аlsο νisit mу web pаge Lloyd Irvin

Anônimo disse...

I always spent my half an hour to read this blog's posts every day along with a mug of coffee.

Also visit my page :: Buy Taser Online

Anônimo disse...


http://www.petinsuranceuks.co.uk/liability-insurance.html pet insurance is designed to cushion the financial blow of expenses arising from your dog. While there are many factors of our dog's life over which we have no control, purchasing accident or health insurance will give us peace of mind and provide protection for our dog.

Top Parceiros

 

Copyright © 2009 A R T E - B E L I C A™. Todos os direitos reservados.