Grupo Polonês de Reação Operacional Móvel: GROM!


Trovão!!! E o que a sigla da unidade de forcas especiais do exercito polonês quer dizer apesar do nome da unidade ser traduzido em Grupo de Reação Operacional Móvel. Ela é a principal força do país encarregada de missões de Contra-Terrorismo, “Direct Action”, Guerra Não-Convencional e proteção de dignitários, sendo assim similar a SAS britânica e Delta americana.

Criada em 1990, hoje imagina-se que seja composta por cerca de 300 membros que possuem o tipo de treinamento e equipamento tidos como padrão para esse tipo de unidade no ocidente, apenas soldados profissionais são considerados para a seleção nos moldes da SAS. Desde de 1994 já participaram de operações no Haiti protegendo dignitários, inclusive o secretário-geral da ONU, ex-Iugoslávia aonde capturaram vários criminosos de guerra, Afeganistão realizando reconhecimento de longa distancia e no Iraque junto com US Navy SEALs tomaram varias plataformas e estações portuárias antes da invasão em 2003.

Os homens do GROM são considerados entre os melhores do que as unidades ocidentais do mundo tem a oferecer e continuarão protegendo os interesses da Polônia ao redor do mundo. Seu lema é: “Pela Pátria!

Fonte: Poder Terrestre.

0 comentários:

Top Parceiros

 

Copyright © 2009 A R T E - B E L I C A™. Todos os direitos reservados.