General dos EUA vê sinais de progressos no Afeganistão


O principal comandante dos EUA e da Otan no Afeganistão, general Stanley McChrystal, disse na quinta-feira que a situação de segurança no país continua séria, mas não tem piorado mais - o que representa uma avaliação mais otimista do que de outros militares e chefes de inteligência.

Em meados do ano passado, McChrystal e outros comandantes fizeram alertas sombrios sobre o futuro do Afeganistão, levando o presidente dos EUA, Barack Obama, a determinar o envio de 30 mil soldados adicionais para confrontarem o Taliban.

"Acredito que a situação no Afeganistão é séria", disse o general a jornalistas em Istambul, onde participa de uma reunião de ministros da Defesa da Otan. "Eu não digo agora que acho que esteja se deteriorando. Acho e disse isso no verão (no hemisfério norte) passado, e acreditava que fosse correto. Agora sinto diferente."

"Não estou preparado para dizer que viramos a curva", ressalvou. "Mas (...) acho que fizemos um progresso significativo em estabelecer as condições em 2009, e (...) vamos fazer um verdadeiro progresso em 2010", acrescentou ele.

Até agora, chegaram ao Afeganistão 4.500 dos reforços ordenados por Obama, que se juntam a quase 70 mil soldados dos EUA que já estavam no país. O Pentágono prevê que o contingente chegará a 98 mil até o final de setembro.

Outros países da Otan e aliados dos EUA têm cerca de 45 mil soldados no Afeganistão, com promessas de enviar milhares de outros.



Opnião do blog.

Engraçado, que EUA já estão lá a um bom tempo, vimos um pequeno sinal de "evolução? Isso é uma verdadeira ladainha típica AMERICANA, assim como no Vietnã eles irão contar futuramente que ganharam a "guerra" do Afeganistão.

EUA sabem fazer guerra, mas termina-las, está longe disso, e muito mais alem disso como um homem que ganha um prêmio nobre da PAZ, sendo que tal homem, já mando cerca de 40 mil soldados americanos ao Afeganistão?

Vejo um mundo, hipóctras aonde EUA pensam que é rei, mas não passa de um "BESTEIROL AMERICANO".


Obrigado. 

1 comentários:

OdairW on domingo, fevereiro 07, 2010 1:20:00 PM disse...

gosto muito do site, e achei boa a sua opiniao. mas por que voce ainda chama eles de "americanos"?

Top Parceiros

 

Copyright © 2009 A R T E - B E L I C A™. Todos os direitos reservados.