Venezuela doa 18 Mirage-50 para o Equador!


A força aérea da Venezuela está a considerar a possibilidade de doar os seus caças Mirage-50, conforme afirmou a imprensa local. A Venezuela adquiriu à França um total de 18 caça-bombardeiros deste tipo à França.
Tratou-se de aeronaves Mirage-5 que foram modernizadas para o padrão Mirge-50EV. Pelo menos três dessas aeronaves foram adquiridas em segunda mão e convertidas para o mesmo padrão antes da entrega. Pelo menos 14 destas aeronaves poderão estar operacionais.

Não se sabe exactamente quantas destas aeronaves poderão ser repassadas à força aérea equatoriana, pois isso depende da capacidade do Equador para operar as aeronaves.
O Mirage-50 é uma versão modernizada/adaptada do Mirage-5 que inicialmente era um caça-bombardeiro sem radar destinado a operações de ataque e apenas armado com mísseis de curto alcance e canhões.

A força aérea do Equador possui sete aeronaves Kfir, (também derivadas do Mirage) para ataque ao solo, além de quase 30 antiquados bombardeiros leves entre A-37B «Dragonfly» e BAC-167 «Strikemaster» adequados para ataque ao solo mas completamente obsoletos.
Recentemente também foi anunciada a venda de 14 Mirage-50 da Força Aérea do Chile para o Equador, quatro dos quais seriam utilizados para peças de reposição.

O Equador ficaria assim equipado com 14 aeronaves Mirage-F1 mais modernas e com cerca de duas dezenas de Mirage-50 mais antigos e dedicados ao ataque ao solo. A operação dos caças Mirage é bastante cara, mas com um número de aeronaves de reserva para «canibalizar», o Equador poderá tornar menos difícil e complexa a manutenção da operacionalidade da força.

As necessidades da força aérea equatoriana estão relacionadas com a crise diplomática que opôs este país à Colômbia após aeronaves colombianas terem atacado bases do movimento narco terrorista FARC. A possibilidade de bases do exército e da Força Aérea da Colômbia serem utilizadas por militares norte-americanos deixaram ainda mais nervosos os líderes de alguns regimes sul-americanos.

O Equador também esteve envolvido com o seu vizinho do sul, o Peru, na chamada «Guerra do Cenepa» um conflito que resultou num empate entre os dois lados, embora a força aérea do Equador tenha demonstrado ser superior.

0 comentários:

Top Parceiros

 

Copyright © 2009 A R T E - B E L I C A™. Todos os direitos reservados.