Venezuela compra Mísseis SS-26 e Tanques!


Os mísseis SS-26 tem alcance de até 300km!

Presidente da Venezuela, Hugo Chavez, no final das suas visitas a países «amigos» divulgou a aquisição por parte do país de vários novos sistemas de armas, com os quais pretende estabelecer o domínio venezuelano nas Caraíbas e na região norte do continente sul-americano.

Além da aquisição de cerca de uma centena de carros de combate médios derivados do T-72, entre os quais se deverão contar pelo menos 30 tanques da versão mais modernizada, a versão T-90, a Venezuela vai também receber mísseis tácticos.

Tanques

Os carros de combate deverão rondar a centena. Cerca de um terço deles deverá equipar a principal unidade militar do pais, substituindo os carros de combate AMX-30 que a Venezuela tem ao serviço. O total de carros de combate de maiores dimensões sofrerá assim um incremento de 25%.

As unidades de carros de combate leves da Venezuela, deverão ter os seus AMX -13 e Scorpion (ambos equipados com peças de 90mm) substituidos por viaturas de fabrico russo que em principio serão os BMP-3, equipados com um canhão de 100mm de baixa pressão para utilização contra infantaria e um canhão de 30mm contra viaturas blindadas.
Não é de excluir que parte das unidades armadas com tanques leves sejam armadas com tanques T-72

Mísseis

Algumas dúvidas se levantam relativamente a que tipo de sistema Hugo Chavez se refere, quando afirma que «vão chegar uns foguetinhos com 300km de alcance e grande precisão».

Podemos no entanto lembrar que Chavez foi claro quando afirmou que os mísseis se destinavam a defender a Venezuela e não serviriam para atacar ninguém.
Esta afirmação leva a crer que os sistemas, embora não sejam para atacar ninguém, TÊM ESSA CAPACIDADE.

Isto, em conjugação com as notícias sobre a visita de Chavez à Rússia, poderá implicar que Hugo Chavez convenceu as autoridades russas a vender ao país algumas unidades do sistema de mísseis tácticos SS-26 «Stone» ou «Iskander» na designação russa que utiliza o míssil 9M726, com um alcance reconhecido de 280km, mas que pode atingir os 300km.

Trata-se de um equipamento com um alcance máximo que foi limitado a 300km para se enquadrar dentro dos acordos de limitação de armamentos assinados entre os Estados Unidos e a União Soviética. É um sistema móvel que utiliza um camião 8x8 da MZKT, embora possa utilizar outros tipos de sistema de lançamento.

Quando conjugamos a possível aquisição com as recentes notícias sobre bases colombianas que poderão ser utilizadas pelos norte-americanos, notamos que apenas uma delas ficará ao alcance deste tipo de sistema. Trata-se da pista do aeroporto da cidade de Cartagena, que também é utilizada pela Força Aérea colombiana.

A confirmar-se a aquisição, trata-se de uma clara escalada nos armamentos em operação na América Latina, que inevitavelmente levará a uma resposta, nomeadamente por parte da Colômbia.

0 comentários:

Top Parceiros

 

Copyright © 2009 A R T E - B E L I C A™. Todos os direitos reservados.