Submarino nuclear indiano será lançado ao mar em menos de dez dias !


O projeto indiano de construir seu próprio submarino nuclear está perto do fim. Ou melhor, de um começo. Fontes indianas informaram ao jornal India Times que o protótipo do ATV deverá ser lançado ao mar em menos de dez dias.

Caso tudo ocorra como planejado, a Índia entrará oficialmente para o reduzido clube dos países construtores de submarinos nucleares no dia 26. A partir de então o ATV, impulsionado por um reator nuclear de 80 MW, realizará extensivas provas de mar.

“As provas de mar levarão, pelo menos, dois anos” informou uma autoridade. O ATV, que será eventualmente batizado com o nome INS Arihant (destruidor e inimigos) será uma arma estratégica, pois terá a capacidade de disparar artefatos nucleares.

O submarino de 6000 toneladas de deslocamento ainda permanece coberto de segredos e mistérios. Seu conceito foi primeiramente desenvolvido na década de 1970, mas só tomou corpo na década seguinte. Por muitos anos o desenvolvimento do mesmo foi negado e somente a partir de 2007 as autoridades indianas começaram dar declarações sobre o ATV.

Paralelamente ao desenvolvimento do ATV a DRDO trabalhou no projeto do Sagarika, um míssil de cruzeiro com alcance estimado em 700 km. Uma das provas de mar do ATV será o lançamento submerso de pelo menos um destes mísseis. Além disso, os trabalhos no SLBM Agni, com 3500 km de alcance, continuam.

A Índia chegou ao seu prórpio submarino nuclear aplicando grandes somas de recursos no desenvolvimento de tecnologia própria. Nem por isso o caminho foi simples e fácil. Em 1996 os testes iniciais com o reator foram um completo fracasso e o projeto como um todo quase foi cancelado. Além disso, a experiência anterior da Índia na construção de submarinos podia ser resumida a duas unidades convencionais (Tipo 209 construídos na década de 1980), uma vez que o contrato para a construção dos Scorpéne são mais recentes.

Diversos estabelecimentos militares e civis, espalhados por todo o país e coordenados pelo DRDO, colaboraram no desenvolvimento. A construção do casco ficou a cargo do estaleiro Vishakapatnam. O reator foi desenvolvido pelo Bhabha Atomic Research Centre. O caminho foi percorrido com grande dificuldade e, em determinadas etapas do processo, técnicos russos auxiliaram na superação de certos obstáculos na área nuclear.

Após o lançamento o ATV a Índia espera construir outros três submarinos nucleares na próxima década.

Fonte: Blog "Poder Naval".

4 comentários:

Anônimo disse...

FAZ MUITO BEM A INDIA SE PREPARAR PARA ENFRENTAR AGRESSOES A SEU PAIS.
INGENUOS COMO O BRASIL E OUTROS NAO ESTAO ENXERGANDO QUE NO FUTURO QUEM NAO TIVER CONDICOES DE ESTRILAR SERÀ SUBMETIDO PELOS PAISES QUE POSSUEM A BOMBA .

ANTONIO

Anônimo disse...

Por que o Brasil só daqui ha muitos
anos é que produzira um submarino
nuclear,enquanto a India leva muito
menos tempo?

Anônimo disse...

É EVIDENTE QUE A PAZ ( EM SE TRATANDO DE HUMANOS ) SÓ PODE SER CONSTRUIDA PELO MEDO E PAVOR .
EM UM FUTURO PROXIMO, NUM POSSIVEL CENARIO DE DIFICULDADES ENERGETICAS E ALIMENTARES , PODE SE IMAGINAR UM PAIS COMO OS EUA RESPEITANDO PAISES PEQUENOS POR PURA ÉTICA ???
OS EUA POR EXEMPLO , HISTÓRICAMENTE AGEM SEGUNDO SEUS OBJETIVOS E PRONTO , UNILATERALIDADE TOTAL .. .. ONU HAHAHAHA ...
PEQUENOS SEM PROTEÇÃO ( BOMBA ATOMICA ) HAHAHAHAHAHA ...
SÓ MESMO ESPERAR POR UM MILAGRE ..

Anônimo disse...

vai dá mérda

Top Parceiros

 

Copyright © 2009 A R T E - B E L I C A™. Todos os direitos reservados.